Páginas


12 de ago. de 2010

Casa de Portinari no Cosme Velho – Sem comentários...



Ok, não dá pra não comentar.

A casa fica ao lado do Centro Taoista, no Cosme Velho. E ao contrário do que se pensa, ela ainda não é tombada. Para isso, é preciso pagar dívidas de IPTU e refazer a planta da casa – a original foi perdida. Com a planta pronta é possível pedir ao INEPAC o tombamento. Em seguida incluir na Lei Rouanet para conseguir apoio para restaurar o imóvel e transformá-lo num centro cultural.

O tempo passa, o tempo voa... será que vai dar tempo pra recuperar esta parte da história e patrimônio da nossa região?

3 comentários:

Unknown disse...

Olá a todos. Fui vizinha deste imóvel histórico e, quando morei no apartamento ao lado da casa de Portinari, apesar de admirá-la, não conhecia sua história. Sempre fazia esta mesma indagação que você faz no seu Blog e me indagava também quem havia morado ali. Somente depois da minha saída do Rio de Janeiro, através de vocês fiquei sabendo quem era o ilustre morador. Tenho muito carinho pela história maravilhosa e patrimônio riquíssimo que possui esta cidade. Para que as pessoas que moram, visitam ou mesmo só passem pelo Cosme Velho possam conhecer e assim avolumar este coro de pedido de SOCORRO, deixo aqui,uma sugestão: Que tal colocar, em frente da casa, uma faixa, bem bonita, com uma imagem do Portinari e uma das suas obras para chamar atenção e informar o valor histórico deste imóvel? Pode-se também pensar num abaixo-assinado, deixando o livro num comércio próximo ao imóvel para que os interessados possam assinar ou também um abaixo-assinado on line.
Abraços.
Lucia Secoti

Isabel disse...

Oi Lucia, pelo que sei existe a Associação Cultural Candido Portinari que vem tentando recuperar a casa, mas como se pode ver, os caminhos são longos. Ali, no fundo, já foi reformado o atelier do artista e funciona um escritório.
Acho que seria legal ter um banner na frente falando sobre a casa e luta para a preservação do local. Boa idéia.
Bj,
Isabel

Anônimo disse...

Adoraria ver a casa de Candido Portinari em bom estado de conservação, moro ao lado.

Algo me intriga: em que a família emprega o dinheiro adquirido com os direitos autorais das obras, que são caríssimos?

Sem querer julgar, espero que algo realmente esteja sendo feito por eles.