Páginas


19 de nov. de 2010

Um belo largo em triste situação


O Largo do Boticário é um bucólico recanto turístico do Cosme Velho. Um dos poucos lugares onde ainda se pode ouvir o rio que deu nome aos moradores do Rio de Janeiro, o Carioca.

Infelizmente, o abandono ali é gritante. As casas estão em situação precária e é triste ver a história da região caindo.


Mas a responsabilidade pelo abandono não fica só nas costas da proprietária dos imóveis e seus inquilinos. A placa de informações turísticas colocada pela Prefeitura, que indica o Largo com Área de Proteção do Ambiente Cultural do Cosme Velho, também está em péssimo estado.

Uma pena...

9 comentários:

Valéria disse...

Um crime tamanho abandono! Se fosse na Europa o Largo do Boticário estaria reformado e no mínimo com cafés, um charme! Mas aqui é Brasil né?

Raquel disse...

Certa vez levei uma prima ao Largo do Boticário e ela me beijou dizendo que havia sido um dos melhores passeios que já fizera. E agora? ....... Nem penso em levar alguém para conhecer, é uma lástima. Abandono, sujeira, pura tristeza. Como disse a Valéria, caso fosse na Europa estaria sendo uma joia muito bem cuidada. Pena que estamos num pais que não preserva suas memórias, pelo menos as boas......

Valéria disse...

Pois é Raquel, cadê o poder público? Como deixar uma preciosidade dessa abandonada? Já passou da hora de uma restauração e preservação!

Isabel Vidal disse...

Eu bem que queria um café ou bistrô com mesinhas ali. Os turistas com certeza iam aproveitar um pouco mais a vinda pro bairro.

Isabel disse...

Hoje, 20/5/2011, dei uma passada no Largo pra ver se algo havia mudado. Tudo igual... exceto pelo fato de terem retirado a placa de informações turísticas.
Talvez uma forma do poder público se isentar do próprio descaso com o nosso patrimônio, com a história do Cosme Velho e com a Área de Proteção do Ambiente Cultural. Sei lá... que venha 2014/2016.

Anônimo disse...

moradores do Cosme Velho tem se reunido para discutir melhorias para o bairro. O Largo do Boticário é mesmo uma jóia e precisa ser cuidado.

Jorge disse...

Vocês deviam pesquisar antes de falar.

algumas das casas do largo do boticário foram invadidas por sem-tetos a muito tempo e nunca se fez nada para mudar a situação.

as casas que contém moradores estão em perfeitas condições e só deixam o largo mais bonito.

fazer um café no largo do boticário é certamente a idéia mais idiota que eu já ouvi.

Isabel disse...

Jorge, as 5 casas que estão em situação precária pertencem a apenas uma moradora. Não há invasores ali e sim a familia de uma ex-funcionária da proprietária que mora em uma das outras casas. Quando houve uma invasão, estes foram retirados rapidamente por processo legal.
Fora estas casas, é verdade, as outras poucas do Lardo estão em bom estado. Mas o bonito ali eram as casas que estão caindo.
Pergunto: O Largo hoje está bonito, bem iluminado e limpinho? Existe uma placa de informações turísticas? Você acha que tá tudo bem por ali?

Anônimo disse...

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnoooooooooooooooooooooossssssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa eu to estudando sobre esse local e nao sabia disso